Caixas de email, contas bancárias e Redes Sociais são apenas alguns dos serviços que exigem algum tipo de senha, informação fundamental para garantir a segurança em operações online. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem como criar e proteger suas contas. Acompanhe algumas dicas e aprenda a criar senhas seguras e gerenciar seus dados na web.
Não tire palavras do dicionário
Se as suas senhas podem ser encontradas em um dicionário, talvez seja melhor nem ter uma. Hackers frequentemente testam senhas de dicionários ou as agregam através de brechas ou caracteres recorrentes. Se sua chave não for desse tipo, Hackers irão procurar um alvo mais fácil. Nomes, datas especiais, placas de carro etc, também não são indicados.
Use mais caracteres do que o recomendado
Uma senha segura deve ter pelo menos oito caracteres. Misture letras maiúsculas, minúsculas, símbolos especiais e números.
Não use a mesma senha duas vezes
Algumas pessoas a usam a mesma senha para sites diversos, uma tendência que os Hackers sempre exploram. Mesmo que a invasão de um perfil social ou profissional muitas vezes não gere consequências graves, um hacker pode usar a mesma chave para acessar sua caixa de entrada, sua conta bancária, ou qualquer outra conta onde seus dados mais valiosos estejam armazenados.
Desenvolva uma pergunta de segurança
Quanto maior a sua senha, mais difícil será de ser descoberta. Idealmente, uma chave de segurança deve ter 14 caracteres ou mais. Como senhas longas são mais difíceis de serem lembradas, crie uma pergunta de segurança, que pode ser sobre algum filme favorito, um trecho de uma música etc.
Ou apenas digite algo no teclado
Para contas mais importantes, ao invés de escolher uma pergunta, você pode apenas digitar algo no teclado, usando teclas Shift e Alt. Se não conseguir decorar, copie o resultado em um arquivo de texto que pode ser armazenado em um pen drive com senha.
Armazene suas senhas de forma segura
Não salve suas senhas no seu in-box ou no seu desktop. Se algum vírus infectar seu computador, você certamente irá perdê-las. Caso não consiga memoriza-las, o modo mais seguro é guardar em um pen-drive, também protegido com senha.
Nunca ative a opção “lembrar senha” em computadores públicos
Em computadores públicos ou compartilhados com pessoas que não são de sua confiança, esta opção nunca deve ser ativada, pois outras pessoas poderão ter acesso aos seus dados. Evite fazer isso inclusive em seu notebook, caso você tenha o hábito utilizá-lo fora de casa. Quando acessar um perfil que exija senha, nunca se esqueça de fazer o logoff.
Tome cuidado
Ter uma senha roubada pode trazer grandes problemas. Lembre-se, você nunca vai estar completamente seguro na internet. Além de cumprir os passos acima, o melhor cuidado que você pode ter é mudar suas chaves com frequência e escolher muito bem com quem você compartilha suas informações.