Quando alguém faz uma busca por você ou seu negócio, você precisa ter certeza de que há volume suficiente de conteúdo na Web sobre você e que o material seja coerente com a imagem e reputação que você deseja apresentar. Publicar com frequência e manter seus sítios e páginas atualizados é fundamental para que a sua empresa estabeleça uma presença forte na web. Entretanto, a qualidade do material e a forma como é apresentado são ainda mais importantes para constituir uma identidade digital e gerar relevância.
Uma boa forma de mesurar sua relevância é se utilizar de ferramentas como o Online ID Calculator, que vai te ajudar a entender seus resultados do Google e te oferecer diretrizes sobre como construir uma identidade online que esteja alinhada com a sua marca pessoal no mundo real. Se seus resultados em volume e relevância forem menores do que você esperava, acompanhe algumas medidas que podem ser tomadas para gerar tráfego e relevância para suas páginas:
Blogs e Home Pages
Ter seu próprio blog e/ou Home Page é o primeiro passo para que seu trabalho esteja presente na web e apareça nas pesquisas. Ter uma página própria permite que você tenha total controle sobre o conteúdo que é publicado e com que frequência isso ocorre. É indispensável estar presente nas redes sociais mais importantes como Twitter, Facebook, Linkedin e Google + e utiliza-las de forma integrada.
Linkedin
Se você não tem um site pessoal ou blog, considere usar o Linkedin para mostrar a sua marca, que pode ser você mesmo enquanto profissional. Além de atuar como um currículo online, o Linkedin vem agregando funcionalidades que te permitem uma maior flexibilidade sobre o seu conteúdo e como você pode compartilha-lo. As opções incluem a inclusão de vídeos e slides e organizar as seções do seu perfil na ordem que desejar.
Conteúdo
O Google e outras ferramentas de busca classificam a relevância de cada página de acordo com o conteúdo que oferecem, e direciona a busca para publicações que não estão presentes em qualquer outro lugar na Internet. Isso significa que o conteúdo de cada página precisa ser diferente e não apenas a partir de qualquer outro sítio na Web, nem de outras publicações na mesma página. Simplificando, se você publicar materiais que sejam muitos recorrentes na internet, você corre o risco de ser ignorado pelos motores de busca, porque o algoritmo irá procurar por aquilo que diferencia a sua página.
Palavras-chave
Através de ferramentas como o Google Trends, pesquise as palavras que são mais recorrentes nas buscas e tente agrega-las em suas publicações.
Links internos
Acrescente links internos e de rodapé para outras publicações na sua página ou blog para gerar o tráfego.
Monitoramento
Realize o monitoramento para saber com que frequência as pessoas estão realmente buscando por você ou sua empresa. Muitas vezes, é de grande ajuda recorrer a um profissional de marketing digital durante este processo. Existem várias ferramentas disponíveis do Google, Overture, e os desenvolvedores de software de terceiros que podem tornar o processo de pesquisa de palavras-chave mais fácil. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise que fornece ao usuário uma série de dados importantes sobre o seu site. Como ele está executando nos motores de busca, o número de acessos e a migração interna entre publicações e o tempo de permanência são apenas algumas das funcionalidades oferecidas.