A Yale School of Management, da Universidade Yale é parte de uma tendência de escolas de negócios – a University of Notre Dame e Dartmouth também estão desenvolvendo seus testes – que pretendem avaliar futuros alunos quanto sua capacidade de identificar e compreender as causas de diferentes emoções.
No caso da avaliação de Yale, a escola firmou uma parceria com pesquisadores da EI Skills Group para desenvolver uma avaliação baseada na ideia de que os líderes e gerentes devem ser capazes de entender como os outros ao seu redor estão se sentindo e de trabalhar seu estilo de gestão para alcançar de forma eficiente o objetivo final. Isto requer uma capacidade de ler as pessoas, sentir empatia, gerenciar emoções, comunicar de forma eficaz, e adaptar-se rapidamente a outras culturas.
Até o momento, a prova não conta para o processo de seleção dos candidatos, mas é incerto o que Yale vai fazer com os resultados no futuro. Por enquanto, candidatos às Escolas de Negócios e Medicina, têm a opção de fazer o teste de forma voluntária.
Ao longo do questionário, os candidatos são questionados sobre como veem a si próprios, como veem uma determinada atitude ou pessoal específica, tal como o seu chefe. Outro tipo de questão, pergunta como o avaliado resolveria certos problemas emocionais ou pede que mesure a emoção de um indivíduo em uma foto. Veja estes exemplos:
Questão de entendimento emocional.
Tom se sentia ansioso e começou a ficar um pouco estressado quando pensou em todo trabalho que tinha pra fazer. Quando seu supervisor lhe passou mais um projeto para que ele fizesse, ele se sentiu: (complete)
- Sobrecarregado
- Depressivo
- Envergonhado
- Focado
- Tenso
Que emoções este rosto expressa?
Nesta questão, o estudante deve analisar e mesurar em escala numérica que emoções podem ser percebidas no retrato.
Nos próximos anos, os pesquisadores de Yale vão estudar os resultados para determinar se o uso de quociente de inteligência emcional do candidato pode de fato levar a conclusões diferentes, prever problemas ou mesurar algum desempenho não usual.