Algumas curiosidades do Fórum HSM de Inovação (28 e 29 de junho de 2011).
Vários palestrantes do evento brindaram o público com informações interessantes e curiosas.
- Precisamos incluir a disciplina “tecnical writing” no conteúdo ministrado no ensino médio. (Dr. Fábio Gandour é cientista-chefe da IBM do Brasil.) A tradução da disciplina seria “expressão técnica oral escrita”. Trata-se da competência em escrever e descrever aspectos técnicos em linguagem compreensível a leigos. Compreendi a razão pela qual a gente não entende os principais manuais de instruções que vem junto com equipamentos. Não foram escritos por pessoas com essa habilidade.
- As empresas precisam fazer “só” duas coisas: Ganhar o lucro de hoje e garantir o crescimento de amanhã (@indersidhu). Como se isso fosse fácil.
- A Índia tem hoje 15% de profissionais jovens brilhantes, inteligentes, de classe média, universitários e com ótima formação. Representam 150 milhões de pessoas, o que equivale ao número de norte-americanos que estão no mercado de trabalho. (Daniel Pink).
- O hemisfério esquerdo do cérebro (lógica, planilha e analítico) continua sendo importante, mas está sendo substituído pela automação. No século passado, as máquinas substituíram os músculos. Agora os computadores estão substituindo os cérebros. (@danielpink).
- Em 2009 você não sabia que precisava de um Ipad. Agora, aqui nesta plateia, 1/3 das pessoas o possuem. Com a abundância você precisa inovar naquilo que as pessoas não sabem que precisam. (@danielpink).
- Quantos inovadores sua empresa possue? (não lembro quem falou).
- A 3M possue um índice de vitalidade de produtos. Inovação é uma regra do negócio e não mais uma possibilidade (CEO da 3M).
- Não há monopólio do talento: ele pode estar em qualquer lugar (Mohan Sawhney).
Ouvi muitas outras dicas e informações relevantes. Oportunamente voltarei ao tema. Na foto abaixo momento da palestra de Daniel Pink (foto cobertura HSM).