A competência da Comunicação Falada cresce em importância.
A comunicação falada é a capacidade de apresentar idéias para uma pessoa, um grupo, uma platéia ou uma multidão de pessoas. Cada vez mais os profissionais são demandados a melhorar sua comunicação. Vejam a seguir alguns conhecimentos que favorecem essa competência:
- A arte de contar histórias.
- Administração de conflitos.
- Conhecimento sobre o tema a apresentar.
- Percepção.
- Processos de grupo.
- Regras gramaticais da língua portuguesa.
- Sistema operacional Power Point.
- Técnicas de apresentação.
Habilidades que favorecem a expressão da competência:
- Capacidade de adaptar-se a novas situações.
- Capacidade de estimular a participação da platéia.
- Capacidade de selecionar e priorizar temáticas.
- Habilidade de persuasão.
- Habilidade de transmitir idéias.
- Capacidade de tornar uma apresentação descontraída
- Raciocínio lógico.
- Capacidade de percepção e observação.
- Atitudes que favorecem a expressão da competência:
- Autenticidade, dinamismo, disciplina, empatia, entusiasmo, ética, flexibilidade, humildade, objetividade, persistência, pró-atividade, resiliência, respeito, responsabilidade, segurança, sensibilidade e tolerância.
Como saber se o comunicador é competente? Basta observar os comportamentos de entrega:
- Apresenta exemplos e histórias que enriquecem a apresentação.
- Apresenta material de apoio com qualidade e criatividade.
- Apresenta o tema fazendo correlação com a realidade externa.
- Apresenta os tópicos com fluência, gradualidade e logicidade.
- Demonstra atenção e respeito com os ouvintes.
- Demonstra ter conhecimento do assunto.
- Envolve a platéia na apresentação.
- Escuta ativamente e posiciona-se de forma empática diante das inserções dos ouvintes.
- Fala de forma atraente, clara, entusiasmada, objetiva e segura.
- Percebe a dinâmica do público.
- Planeja a apresentação definindo: objetivo, conteúdo, seqüência de tópicos, público alvo, expectativa e tempo.
- Provoca reflexões que estimulam a compreensão.
- Revê o planejamento da apresentação considerando a necessidade da platéia.
- Se expressa com timbre, ritmo, velocidade e volumes adequados de forma a manter a atenção dos que assistem.
- Usa linguagem e terminologia adequada.
Fonte: As competências das pessoas, Cláudio Queiroz.
Veja também …
Ferramentas indispensáveis para o líder ter pleno conhecimento do que está acontecendo no seu negócio, projeto e equipe.
Planejamento Estratégico da Secretaria de Agricultura do Acre 2023
Acesse nossas redes e acompanhe nossos conteúdos!
Lives sobre Planejamento e Gestão de Resultados
Facebook – Bazeggio Consultoria
Facebook – Bazeggio Consultoria